Pular para o conteúdo principal

M3LL155X - FKA twigs (Análise)


M3LL155X é  o terceiro EP da cantora britânica FKA twigs, lançado de surpresa no dia 13 de agosto de 2015 com um clipe contendo 4 das 5 músicas do álbum. M3LL155X (ou Melissa) não é um alter ego da cantora, e sim uma energia feminina da cantora e ela nomeou o EP com esse nome apenas para diferenciar a Melissa, da própria. Melissa tem uma história cheia de traumas, sexualidade e solidão. O clipe tem 16 minutos e tem um enredo muito interessante voltado à vida da Melissa.



1. Figure 8: Primeira música do EP, Figure 8 é uma baderna sonora incrível e representa muito bem o R&B Alternativo. A música se chama Figura 8 para passar uma ideia de infinidade. A história de Melissa começaria a partir da segunda música.
"Me deixe viver através do seu vício.
Atração maciça, me sinto em dez respirações que é um milagre, se ainda estamos vivos.
Você pode tocar? É real?
Corte de papel, eu sinto que o menor corte é um rio que está me transbordando"
Nesse verso são feitas muitas citações, como a fama que foi muita rápida pra FKA e ela não conseguiu acompanhar esse processo; o corte de papel pode ser um sinal de fragilidade e o rio seria as emoções dela. FKA twigs vem passando essa imagem de mulher frágil desde o seu primeiro EP. Temos citação a gravidez de Melissa: "Algo aconteceu, acima de mim, eu tenho um bebê dentro mas eu não vou dar à luz até você se inserir dentro de mim". A sonoridade é incrivelmente agradável. Olhando pro contexto do vídeo, uma mulher idosa cheia de joias nas mãos, vestida de Lophiiformes acaba atraindo "um peixe". Penso que a mulher seria uma cartomante, que previa o futuro de Melissa. Depois de prever, a mulher coloca sua "isca" na boca e dela sai um pequena bola luminosa. 10/10

2. I'm Your Doll: Da pequena bola luminosa surgi uma imagem de uma boneca sendo inflada; então nos deparamos com um homem parado observando a boneca se enchendo. Então Melissa aparece, representando essa boneca inflável, o cara parece está imaginando que a boneca está o chamando. Seria como se Melissa estivesse onde o cara apenas vê ela como um objeto sexual ou em um relacionamento abusivo. A canção tem um teor sexual enorme:
"Pare de brincar com as outras meninas
Isso me faz ciúmes, amor
Por que você não será o único?
O único
O único
Pare de brincar com as outras meninas
Você sabe que me deixa louca
Estou me sentindo como uma arma carregada
E quando é feito, eu sou a única"
Na canção, Melissa está irritada por seu atual namorado flertar com outras garotas e quer que ele seja só dele. "Completo, eu estou aqui, sozinha. Só não vai estar lá para me segurar. Olhe em meus olhos, meus olhos. Completa, estou aqui, estou aqui, estou aqui. Olhe nos meus olhos E me diga que você está aqui também". O "completo" implica que o homem na canção tivesse ejaculado e, portanto, de que o sexo é terminou. É completo porque ele está completo, mas ela está sozinha. Frases incompletas sugerem a fragilidade de Melissa. A sonoridade é ótima, mas não chega a ser a melhor do EP. Os vocais da cantora estão sensuais e fortes. I'm Your Doll é ótima. 9.7/10

3. In Time: Depois de ter transado e ter sido largada pelo namorado, Melissa está gravida, tentando amar novamente. In Time fala sobre um relacionamento tortuoso, em que Melissa está tentando construir novamente, pra ficar mais agradável.
"Em tempo
Você vai aprender a pedir desculpas
E eu vou ser suave com você
Em tempo
Suas mãos em meu corpo iram ressoar através de mim
Como elas fizeram antes
E depois
Vou estar melhor
E seremos mais fortes
E você vai ser maior
Aquele que eu sempre quis que você fosse"
Com uma criança à caminho, Melissa só queria que tudo ficasse melhor e quem em algum momento, tudo se resolvesse entre seu amado e ela. "(Em tempo) você estará me fazendo bem, eu sou sua garota em sua luz. Quando estou segurando você, você escolhe uma briga. Você tem um nervo maldito. (Em tempo) eu sinto o mesmo no clube, no delírio. Todos os dias, todos os dias Você testa minha sanidade" Você testa minha sanidade Mas quando a bolsa estoura e o bebê está prestes a chegar, o pretendente de Melissa não continua com ela, e ela acaba sozinha, tendo que dar a luz sozinha. In Time tem a melhor sonoridade do EP e é harmoniosa. 10/10

4. Glass & Patron: Cantando um trecho de Mothercreep, Melissa dá a luz a "criatividade e a dança" mas não está satisfeita com isso. Melissa está mais abandonada e insegura agora que não tem mais ninguém com ela. Glass & Patron é a mais animada do EP, porém em conteúdo lírico é a que mais representa abandono e insegurança. "Você tem um isqueiro? Estou dançando sexy ainda? Você está me observando porque me movo sozinha? Olhe um pouco mais, tudo o que eu seguro está molhado e eu nunca provei vidro e patrono". "Vidro" é uma gíria para MDMA (Ecstasy) e "patrono" é Tequila de alta classe. "Saiba o que você quer, o que você precisa mas só quando você está provando a dúvida. Ensine a si mesmo a subir das cinzas construídas de luxúria e ferida, você é fênix, você é fogo, você é tudo eu só quero você para te amar. A natureza joga um jogo perverso, engula espartanos para a dor. Deixe ela segurá-lo para a tarefa dele. Segure essa pose pra mim". Melissa ainda ama, mas não está sendo correspondida. No contexto do clipe, Melissa está fazendo um império frio com suas crias; ela escolhe quem entrar e quem sai, enquanto eles desfilam. 9.7/10

5. Mothercreep: "Eu não sei o que minha mãe é, mas eu rastejo para você (Rastejo, mãe rastejo, mãe rastejo) Momentos em mudança, eu ainda estou perseguindo, eu estarei em casa em breve (Rastejo, mãe rastejo, mãe rastejo)". Melissa parece ter sofre em relação a sua mãe, que parece não ter tido tempo com ela. Mas se formos parar pra analisar, Melissa fez a mesma coisa com sua criação, parece que a história se repetiu. Ou pode até ser uma das criações procurando Melissa. Mothercreep aproveita bem a voz leve da cantora, para dar um ar emocional. Melissa tenta se aproximar de sua mãe, mesmo não a "conhecendo" direito. "Sussurro em línguas, me bata com suas mãos, duplo nó na minha garganta, mãe. Em palavras que eu perco. Não fique brava defendendo a cada segundo, a cada minuto para minha mente é tão doce e eu gostaria que você pudesse vê-lo, eu estarei em casa em breve" FKA twigs passou uma imagem de mãe bem dura e rígida. A letra de Mothercreep é ótima, e a sonoridade também. É a minha segunda favorita do EP. 10/10



RESUMÃO: FKA twigs criou uma personagem forte e ao mesmo tempo frágil, feminista e dócil. M3LL155X é um EP incrível, com músicas bem escritas, instrumentais bem construídas (grande destaque a Figure 8 e seu som distorcido e variação de ritmo). O EP tem temas que ainda são tabus na nossa sociedade como uma garota falando sobre sexo, gravidez indesejada, por isso, M3LL155X é o grito feminista mais poderoso da cantora. Claro que FKA twigs já tratou de temas assim em outros EP e no seu debut, mas em M3LL155X ela soa mais poderosa e determinada a falar sobre o que quer, sem medos ou receios. M3LL155X merece nota 10.

Postagens mais visitadas deste blog

Ultraviolence - Lana Del Rey (Análise)

Ultraviolence é o segundo álbum de estúdio da Lana Del Rey e veio com a difícil missão de superar seus antecessores, Born To Die e Paradise. Ultraviolence foi lançado em Junho de 2014. Com essa álbum, Del Rey passou um conceito de amor violento, brutal e triste. Vamos rever o álbum e ver se ele é bom. 1. Cruel World: O álbum é iniciado com Cruel World, uma faixa que deixa bem claro o que devemos esperar de todo o álbum. " Compartilhei meu corpo e minha mente com você, está tudo acabado agora, fiz o que tinha que fazer, porque você está distante de mim agora" . Cruel World tem uma letra totalmente feita por metáforas para mostrar "o mundo" onde em Lana vive, onde fama e diversão vem primeiro do que tudo. Lana também está apaixonada por um cara, que aparentemente não faz muito bem pra ela. Cruel World trás uma letra um pouco confusa pra se compreender, já que usa de muitas metáforas pra mostrar diversão. A produção um tanto minimalista é também algo notável, já qu

Honeymoon - Lana Del Rey (Análise) [ATUALIZADO]

Honeymoon é o terceiro álbum de estúdio da cantora nova-iorquina Lana Del Rey; lançado dia 18 de setembro de 2015 pela UMG ( Universal Music Group ). Lana prometeu trazer um álbum mais próximo de Born To Die e Paradise , em questão de sonoridade;  Honeymoon veio um ano após do lançamento de foi dito pela própria cantora como seu álbum mais emocional e é com esse conceito que iremos julgar o álbum. 1. Honeymoon: "Ambos sabemos que não está na moda me amar, mas você não vai, porque de verdade, não tem ninguém para você, só eu" . O álbum é iniciado com a balada melancólica Honeymoon . Em quesito lirico, é preciso citar uma certa evolução; A canção usa muitas metáforas pra expressar o amor que Lana está sentindo. Em Honeymoon está apaixonada, mas canta a canção em tom melancólico, o que nos faz pensar que é uma canção triste. Em quesito de sonoridade, Honeymoon não decepciona, mas deixou muito fãs irritados, pois estavam esperando batidas hip-hop assim com em Bo

Born To Die + Paradise - Lana Del Rey (Análise)

Lana Del Rey é uma nova-iorquina de 30 anos e uma das melhores cantoras indie da atualidade, a cantora foi descoberta com o single  Video Games de 2011 , mas começou sua carreira em meados de 2005 na cena underground. Born To Die , primeiro álbum com uma grande gravadora, vendeu milhões de unidades pelo mundo inteiro e é aclamado pelos fãs até hoje. Com o sucesso de Born To Die , Lana Del Rey lançou o Paradise , um E.P com 8 músicas novas. Hoje iremos rever os dois. REVIEW: BORN TO DIE 1. Born To Die: O álbum é iniciado com Born To Die , o grande ponto da música é sua produção, sua melodia é contagiante e deixa-nos hipnotizados. Os graves da Del Rey também são algo que é preciso citar, são muito bons. Porém, a sua letra parece ter sido feita às pressas, além de ter um melodrama excessivo e clichês baratos como: " Sinto-me tão sozinha numa sexta-feira à noite, v ocê pode chegar e se sentir em casa s e eu te disser que você é meu" ou " Estava perdida, mas